Evolução de Software

À medida que as conexões à Internet se tornam mais permanentes com o acesso à banda larga, o software será capaz de evoluir para um meio mais eficiente e personalizado. Atualmente, a maioria dos softwares é executado em nossos discos rígidos e requerem instalações que alteram as configurações de nosso sistema, muitas vezes tornando nossos computadores mais lentos. Como o software ocupa espaço e capacidade de processamento, há uma quantidade limitada de software que podem ser executados em nossos Computadores. No lado comercial, os sistemas de software atuais exigem que muitas empresas produzam um sistema de distribuição (Discos Compac), suporte ao cliente, e geralmente não é compatível com todos os clientes, limitando ainda mais sua base de clientes.

Uma evolução de software está ocorrendo e irá beneficiar imensamente os clientes e as empresas. O software não virá mais como um pacote que precisa ser instalado em um PC, mas será totalmente baseado na web. O software baseado na Web se tornará a forma padrão de alcançar os clientes. Os clientes terão vantagens como, por exemplo, usar uma quantidade ilimitada de softwares, usar aplicativos independentemente de onde a pessoa esteja ou do computador que esteja usando, o software pode ser personalizado e atualizado para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. As empresas serão capazes de reduzir custos, alcançar um grupo maior de clientes, adaptar seu software a diversos mercados, reparar bugs de forma mais rápida e fácil, entender seu cliente e a forma como ele usa seu software, etc.

Para que essa revolução de software ocorra por completo, é necessário que haja um ponto central. Como o DOS da Miscrosoft nos anos 80, que se tornou a escolha padrão de sistema operacional para centralizar e organizar as operações do nosso computador, é necessário que haja um sistema operacional online. A partir de agora, a Microsoft construiu um império por causa de sua visão e seu domínio no mercado de sistemas operacionais. No entanto, agora existe uma janela de oportunidade para obter uma grande parte desse império e, possivelmente, eliminar o monopólio da Microsoft do sistema operacional. Embora existam muitas empresas e organizações (Apple, Linux, Lindows) por aí tentando tirar uma mordida da Microsoft competindo no mesmo terreno, os usuários de PC estão acostumados com o Windows e provavelmente não mudarão. A oportunidade de eliminar esse monopólio é criar um sistema operacional online. Os usuários de PC irão inevitavelmente se mover completamente online.

Um sistema operacional online será o ponto central de cada usuário no futuro. Existem empresas online que têm uma vantagem interna nisso, como Yahoo!, Google e AOL, mas pode ser a medalha de qualquer um, até mesmo para um concorrente bastante desconhecido, como foi a Microsoft quando apresentou o DOS ao mundo. Neste novo conceito de Sistema Operacional, pode haver um espaço maior de diversidade e pode ser compartilhado por mais empresas, ao contrário do status atual.

Voltar